A força da maternidade e dos elementos da natureza combinados em uma homenagem à Vida

Vida - Fotografia de Silvana Pineda.

ARTE E INSPIRAÇÃO

Silvana Pineda conversou com Histori-se sobre esta bela e poética produção fotográfica.

FABIANA  & ÁGATHA : vida, amorosidade e luz.

A foto de Fabiana e Ágatha foi feita no ano de 2020, cerca de dois meses após o nascimento de minha primeira neta.
Minha filha foi mãe pela primeira vez em meio a uma pandemia. Veio para minha casa e aqui nossa família pode dar segurança e acolhimento a quem estreava como mãe em um momento tão difícil.

Fotografei as duas em um momento cotidiano, na cozinha de minha casa, lugar de intimidade, afeto, partilha.  O afeto genuíno transcende à expressão do rosto. O corpo fala, acolhe uma criança tão novinha e já muito curiosa.

Preparei essa foto para a exposição que aconteceu de dezembro de 2020 a janeiro de 2021 no Viaduto da Borges de Medeiros: a Street Expo Photo 2020. O tema era a Vida. Então, através da técnica de sobreposição, mesclei duas fotos minhas: essa de Fabiana e Ágatha com outra foto feita na natureza exuberante do Itaimbezinho.

“A força da maternidade e dos elementos da natureza combinados em uma homenagem à Vida”.

***   ***

Modelos: Fabiana Pineda Martini (jovem mãe) e Ágatha Martini Votto (bebê).

ARTISTA

Fotógrafa e historiadora: Silvana S. Pineda.

Silvana Pineda, porto-alegrense, historiadora, educadora. Há algum tempo, foi seduzida pela fotografia e, desde então, vem construindo sua poética dos relatos da vida urbana. São fotografias marcadas pelo cotidiano, pelo anonimato, pelos hábitos da rua. Ser historiadora agregou o gosto pelo documental e ser educadora atribuiu à empatia de olhar o outro, a complexidade do humano.
Suas fotos não são apenas registros, pois interpretam a vida em sociedade. Sua produção fotográfica vai além de compartilhar emoções e beleza por imagem, é um convite à reflexão e à diversidade da vida. O social, o coletivo, a urbe e suas heterogeneidades estão presentes nos seus relatos fotográficos, bem como, toda a sua desconformidade com injustiças sociais e desigualdades. É idealizadora do coletivo ESSAS MULHERES, no qual encontra o suporte de outras fotógrafas para, em diálogo criativo, estético e crítico dar sequência à sua produção artística.
Conheça mais o trabalho da artista: < instagram_silvanapinedafoto >

      ****     ***    ****

 

Escrito por
Veja mais de Editora
Amor em Foto
Ela registra momentos poéticos da maternidade.
leia mais