Fotografia de Pezibear disponível in Pixabay_abril_2021
Ponte entre a necessidade e a solidariedade. Saiba mais sobre este espaço de mulheres.

OLHE O QUE ELAS FAZEM

O GRUPO  BOLETO +1

A origem do grupo Boleto +1 teve, como fator motivador, as dificuldades imediatas decorrentes dos desdobramentos da pandemia de Covid-19, como, por exemplo, o pagamento de contas de luz e de água.

O nome Boleto +1 vem da ideia de, por exemplo, você pagar a sua conta de luz e, se tiver condições, a conta de luz de alguém com dificuldades

Logo no início da existência do grupo, as suas integrantes perceberam que as demandas eram, cada vez, maiores e, também, mais diversas que a expectativa inicial.

Foi necessário refletir e entender as possibilidades do grupo diante da realidade encontrada. Portanto, o grupo se reinventou para seguir sendo ponte entre a necessidade e a solidariedade.

Hoje, coloca-se como um espaço onde quem tem algo para doar – como roupas, móveis e cestas básicas – pode encontrar um destino para sua oferta e onde mulheres podem divulgar os seus produtos ou serviços. Compartilha informações relevantes sobre oportunidades de trabalho, locais de assistência social e temas como saúde e educação.

Importante: o grupo Boleto +1 não aceita nem pedidos e nem doações de dinheiro.

 

 DEPOIMENTO

Março de 2020 mudou a vida de todos. Alguns, ao perceberem que teríamos que recriar as formas de viver em sociedade, desenharam rotas de fuga e planos de sobrevivência.

Nesse ritmo, Jana, professora de teatro, no Rio Grande do Sul (Brasil), chamou as amigas e compartilhou os seus receios. Nasceu o Boleto +1: um grupo virtual (na rede social Facebook) que visa encontrar mulheres, dividir entre mulheres, compartilhar.

Eu posso pagar meu boleto e um de alguém que necessite” – era o pensamento guia das que ficariam conhecidas como ‘As Boleteiras’.

Quando ainda pouco ou nada sabíamos da pandemia, do vírus ou de como sobreviver à quarentena,  esse grupo heterogêneo de mulheres criou uma rede de apoio que funcionou, num primeiro momento, como a rede para o trapezista, evitando piores males na queda.

Não é um grupo de assistência social, nem de caridade.
É um grupo de trocas, de interação e sororidade.

 Impossível não trazer essa narrativa para a primeira pessoa: eu conheci o grupo no seu nascimento.

A MINHA HISTÓRIA

Ao longo de dois dias, li pedidos de ajuda e generosas respostas. Quando percebi, a vida e a quarentena me fizeram necessitar de auxilio. Longe de casa, ilhada entre estados fechados por decreto, foi no grupo que encontrei ajuda para chegar segura no meu destino. Lembro, como se fosse hoje, desse 18 de março de 2020.

Mas fui uma enésima parcela das mulheres que ali estiveram pedindo ajuda e, também, das tantas mais que, carinhosamente, leram e atenderam pedidos de: passagem, remédios, alimentos, fraldas, trabalho, desabafo.

Uma mega fauna amorosa se juntou ao grupo. E o Boleto+1 foi amadurecendo com os tempos, tipos e temperos pessoais.  A administração cresceu, amadureceu, encolheu e entendeu mais dessas dinâmicas colaborativas.

Durante o ano de 2020, em apenas nove meses, o grupo teve mais de 56.000 membros frequentes, mais de 2000, pedidos atendidos, mais de 1000 famílias auxiliadas e
mais de 20.000 reais em trocas de apoio (sem manipular dinheiro; só conectando doadores e pedidos).

 QUEM SÃO ESSAS MULHERES?
AS CRIADORAS DO BOLETO+1?

  • Janaina Kremer (Jana) –  atriz e professora de teatro.
  • Vera Carvalho – atriz, artista circense e artesã.
  • Caroline Falero – atriz, professora e diretora de teatro e artesã.
  • Pri Guerra – advogada, ativista entre outras mil coisas.
  • Monique Prada – ativista e musa do coletivo.

Boleto + 1 é um coletivo de mulheres acostumadas a fazer a diferença.
Mulheres que sentem empatia pelo próximo e que são impelidas ao fazer coletivo. Ouso dizer: mulheres que vivem o sentido da sororidade. 

Para escrever esse artigo, mergulhei nos seus perfis de redes sociais. Conversei com as boleteiras (ao vivo, por vídeo) e assisti  às lives do grupo. O impacto fica aqui, na reprodução de algumas de suas falas:

  • Monique – Eu entendi o que era o Grupo no dia em que a Vera levou uma demanda do grupo para fora e voltou com o pedido resolvido e com a frase ‘No meu turno, ninguém dorme na Rua!’ .
  • Pri Guerra – “Algo tinha que ser feito nesse momento em que muitas pessoas tinham que sobreviver sem sair de casa.” […]. “Fazer essa rede ainda mais forte pra fazer muito mais Juntas” .
  • Jana – “Mudar o mundo é nosso plano básico”.

A Pandemia continuou avançando feroz sobre o Brasil. Nossas lindas Boleteiras necessitaram adaptar a forma de conduzir a vida do coletivo. Reformularam o grupo. Recriaram o espaço virtual e teceram novas estratégias de sobrevivência. Nasceuum novo ciclo do coletivo BOLETO +1.

             Segue link onde é possível conhecer e colaborar com essa bela iniciativa, afinal,
JUNTAS SOMOS MAIS FORTES! 

Página da rede FacebookPágina Facebook_Boleto+1>

***    ***   ***

Escrito por
Veja mais de Históricas
ARTE DE VIVER NO CAOS
Histori-se ama arte! Onde está a arte popular no cenário marcado pela...
leia mais