Olhe o que elas fazem
GAROTAS NO MUNDO GAMER
Dizem alguns números que elas são expressivas no universo dos jogadores, o que não se reflete nos cenários profissionais relacionados ao universo gamificado.
Histori-se conversa com Ghostn: uma garota que navega por este universo. Confira!
O ENCONTRO
Nossa conversa começou quando ela – inspirada no conto < Simplícia e Maria Flor > publicado em Histori-se – desenhou, em 2D, a personagem Maria Flor.
O desenho chegou até a gente e conhecemos a artista.
QUEM É ELA?
Sou aspirante a designer de personagem e amante da arte.
Estou quase finalizando um curso de Jogos e pretendo seguir rumo às profissões relacionadas com a Gamificação.
Almejo trazer ao mundo personagens e histórias que possam representar e se relacionar com a diversidade de espectadores existentes.
Como artista, e principalmente como artista de jogos, meu conhecimento e habilidades devem ser amplos. Por isso, pretendo seguir me especializando em certas áreas, mas sem ignorar outras auxiliares ou importantes.
A INDÚSTRIA DE JOGOS
A indústria de jogos é uma das que mais cresce atualmente, e por boa razão:
ela traz inúmeras formas de entretenimento, aprendizado e conhecimento.
É um mercado extremamente vasto que evolui mais a cada dia, e eu acredito que tenha espaço para vários tipos de profissionais e para perspectivas diferentes das , atualmente, valorizadas.
JOGOS. POR QUÊ?
Trabalhar com Jogos, ao meu ver, tem a junção de várias áreas da arte que eu aprecio. Além do meu interesse prévio por videogames, eu me interesso muito pela junção das expressões artísticas e de linguagens para propiciar a criação de um jogo. Exemplos: a escrita, a identidade artística, a composição visual das cenas, o uso de cenários para contar uma história, o design dos personagens, entre outros.
PERSONAGENS QUE CONQUISTAM GHOSTN
Quando se trata de criação, eu gosto de personagens que não são completamente heróis, mas não necessariamente, os vilões das narrativas.
Muitos desses são protagonistas até, mas trazem riscos que costumam atrair o público que não procura mais do mesmo. Essas figuras costumam dar uma certa abertura tanto de design quanto de escrita, que eu costumo apreciar!
MERCADO E SONHOS DA ESTUDANTE
Por enquanto, eu estou estudante, mas eu percebo e tenho conhecimento sobre o que aguarda e recordo o que já passei.
Infelizmente, é verdade: o mercado é majoritariamente masculino, e eu já percebo isso na minha sala, com cerca de oito homens e apenas eu de mulher.
Felizmente, nunca senti hostilidade neste grupo de colegas, mas entendo que não deixa de ser uma possibilidade em grupos e ambientes futuros. Apesar disso, eu acredito que o mercado está caminhando para uma maior abertura para as mulheres. Penso que há uma crescente percepção da importância, tanto de categorias profissionais quanto do público composto por mulheres.
ALGUNS ESTUDOS DE PERSONAGENS
O quadro acima e os que seguem apresentam estudos de personagens para um projeto pessoal.
O trabalho foi realizado no quarto período do curso onde sou aluna.
Apresenta arte 2D com estilo cartunizado, favorecendo a simplificação de formas e o uso de cores marcantes e linhas contínuas, o que trazem impacto de design.
O projeto tem como nome provisório Seaside Concepts e objetiva criar um jogo de combate corpo a corpo frenético, com uma temática visual da vida marinha.
OUTROS TRABALHOS
Ghostn é a Isadora . Ela cedeu outros trabalhos que desenvolve enquanto estudante.
Confira na galeria que acompanha este post.
A ENTREVISTADA
Meu nome é Isadora Nicoliello Pinho Pereira, tenho 21 anos e sou uma aspirante a designer de personagem e amante da arte. Estou quase finalizando um curso de Jogos, e indo a rumo de carreiras com Gamificação.