Educação
Educação Infantil – Projeto
MINHA INFÂNCIA EM POESIA
Maria Rodrigues Augusto.
Este projeto foi desenvolvido a partir de produções do poeta Manoel de Barros.
De junho a setembro, professoras e crianças – estudantes do Maternal I – conviveram com este poeta através dos poemas:
- A garça,
- A árvore,
- O pote,
- O menino e o rio,
- Se achante,
- Sombra boa,
- Um bem-te-vi,
- O idioma das árvores,
- Os rios começam a dormir,
- Bernardo,
- Linhas tortas e
- Historias da unha do dedão do pé do fim do mundo .
A professora e pedagoga Maria Rodrigues Augusto compartilha com Histori-se este interessante e belo projeto, assim como imagens de parte das atividades desenvolvidas.
O projeto foi desenvolvido em uma escola de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul (Brasil).
O PROJETO: MINHA INFÂNCIA EM POESIA
- TEMA: Cultura e arte
- POETA TRABALHADO: Manoel de Barros
- PROJETO DESENVOLVIDO pelas professoras Maria Rodrigues Augusto e Camilla Quintana
- TURMAS: Maternal I de escola de Educação Básica da cidade de Campo Grande – MS (Brasil).
JUSTIFICATIVA
A linguagem é melhor compreendida e desenvolvida através das relações e interações do ser humano com o meio onde vive.
Através da linguagem, o ser humano expressa suas impressões sobre o mundo, os valores e os seres que o cercam, entende e manifesta sentimentos, opiniões, sonhos, anseios.
A linguagem pode ser verbal e/ou não verbal e, necessariamente, suas formas de expressão são aspectos culturais.
Através de poesias, pinturas, danças, músicas, filmes, moda, teatro e de outras expressões culturais aprendemos sobre pessoas, épocas passadas, situações do presente, natureza.
As manifestações culturais são instrumentos que auxiliam o nosso desenvolvimento afetivo, emocional, físico e cognitivo. Permitem o estímulo à criatividade, à busca de caminhos para solucionar problemas e ao uso de diferentes linguagens para expressar o que pensamos.
Este projeto parte do pressuposto de que a leitura abre possibilidades para a fantasia, para o desenvolvimento do espírito crítico e da faculdade de argumentação.
Uma das possibilidades da literatura é o estabelecimento de uma ponte entre quem lê e quem escreveu e esta abre a possibilidade do despertar para a crítica, para as opções de dialogar com autores e autoras através do que conhecemos sobre tal assunto lido.
Instiga-nos a saber mais sobre os temas discutidos.
Nos convida a participar da sociedade letrada, seja através da vontade de ler outras obras, seja pelo desejo de produzir nossos relatos.
Através das histórias, das tramas vividas pelos diferentes e diversos personagens que povoam a literatura, temos a oportunidade de refletir sobre a realidade que nos cerca e pensar nossas vivências.
Para as crianças, a leitura, muitas vezes, é fonte de brincadeiras, as quais possuem grande importância no processo de construção de corpo e de aprendizagem sobre o mundo.
Quantas vezes não assistimos às crianças, através de seus jogos e brinquedos, recontarem histórias que ouviram ou assistiram em filmes ou desenhos animados?
Nestes momentos, os personagens são recriados e podem ter destinos e atitudes que surpreenderiam os autores das histórias originais.
A partir destas considerações, idealiza-se apresentar a poesia aos alunos.
Diante de vários ilustres poetas, resolvemos trabalhar com produções do poeta Manoel de Barros, que se circunscreve ao chão pantaneiro.
Através de seus versos, estudou-se aspectos culturais de nosso Estado [Mato Grosso do Sul – Brasil] além de exemplares da fauna, da flora.
- Período de realização: junho a setembro de 2017.
- Turmas: Maternal I
- Poemas selecionados:
A garça, A árvore, O pote, O menino e o rio, Se achante, Sombra boa, Um bem te vi, O idioma das árvores, Os rios começam a dormir, Bernardo, Linhas tortas e Historias da unha do dedão do pé do fim do mundo .
- Material auxiliar: CD Crianceiras, de Marcio de Camillo.
O álbum Crianceiras é resultante do projeto educativo desenvolvido pelo cantor e compositor Márcio de Camillo que teve como objetivo musicar a poesia de Manoel de Barros para o público infantil.
O resultado foram10 poemas musicados.
O CD traz esses poemas cantados por Marcio Camillo junto com crianças.
OBJETIVOS:
- Incentivar o gosto pela leitura;
- Apresentar a poesia às crianças;
- Ampliar o vocabulário;
- Estimular a oralidade;
- Exercitar a experiência de ouvir o Outro e o respeito pelas diferentes opiniões;
- Incentivar a vontade e o prazer em emitir pareceres, questionamentos, hipóteses e conclusões;
- Trabalhar o lúdico com as crianças através de brincadeiras, dramatizações, canções criadas e/ou selecionados;
- Estimular a produção de textos;
- Estimular as crianças a recontarem os poemas: de acordo com suas vivências e conhecimentos; criando novos finais;
- Exercitar a linguagem musical tendo como auxilio o CD Crianceiras / Manoel de Barros: projeto do cantor e compositor Marcio de Camillo;
- Visitar o CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres;
- Pesquisar assuntos a partir de curiosidades e oportunidades geradas pelos temas tratados nos poemas selecionados, como aspectos culturais, fauna e flora de nosso Estado.
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DESENVOLVIMENTO
No primeiro momento, foi apresentado o poeta Manoel de Barros (1916 -2014) às crianças usando o vídeo <Vídeo de Evandro Salles – Exposição Arte para Crianças > construído para ilustrar o poema “Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo”, ilustrado por Evandro Salles e integrante da exposição “Arte para Crianças”.
Na sequência, trabalhou-se com os outros poemas selecionados para este projeto.
A cada semana do período de vigência desse projeto, um dos poemas selecionados foi o guia para o planejamento das aulas.
O contato com os poemas foi oportunizado através do álbum “Crianceiras / Manoel de Barros”– CD de autoria do cantor/ compositor Márcio de Camillo.
Durante o tempo em que o projeto foi desenvolvido, Márcio de Camillo visitou a escola.
Ele conversou com as crianças e com as professoras e, ainda, cantou com a turma.
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ESTRATÉGIAS
Entre as estratégias selecionadas estão:
- o uso do momento ‘roda de conversa’ para leitura, musicalização e interpretação dos poemas, sempre, com auxílio de fantoches e/ou dedoches;
- apresentação de vídeo e desenvolvimento de atividades lúdicas visando recriar a poesia (tema da semana) por meio de pinturas, esculturas, desenhos, recortes, colagens …
A definição das estratégias utilizadas em cada fase do projeto está nos planos de aula referentes às semanas em que o projeto foi desenvolvido.
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
Exemplos de objetos de conhecimentos trabalhados durante o desenvolvimento desse projeto:
- costumes regionais como a roda de tereré;
- culinária (sobá, arroz carreteiro, sopa paraguaia, chipa);
- fauna (garça, onça, jacaré, capivara, araras, tuiuiú, tucanos);
- flora (ipês, carandá).
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APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA A COMUNIDADE
O término deste projeto contou com uma apresentação feita para os familiares dos alunos e para os demais integrantes da comunidade escolar.
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AVALIAÇÃO
A avaliação foi realizada de forma sistemática, ao longo do projeto, através de registros produzidos pelas crianças e pelas professoras.
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RECURSOS PREVISTOS
Para a realização deste projeto, é necessário:
a) Materiais de apoio:
- poemas selecionados pelas professoras do Manoel de Barros;
- fantoches;
- máquina fotográfica;
- papel A4;
- papel A3;
- lápis de cor;
- giz de cera;
- cola colorida;
- papelão;
- E. V. A,
- argila,
- tela e tinta guache;
- CD Crianceiras / Manoel de Barros,
- aparelho de som;
- televisão e aparelho de DVD.
b) Transporte para visita ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Planejamento e elaboração do tema: mês de junho.
- Desenvolvimento do projeto: início de julho ao final de agosto.
- Apresentação para a comunidade: mês de setembro.
A AUTORA
Gostaria de saber mais sobre o projeto?
Gostaria de entrar em contato com a autora?
Escreva para o e-mail contato@historise.com.br que encaminharemos a sua mensagem para a autora.
NOTAS IMPORTANTES:
- A autora enviou o material editado conforme às normas da ABNT; contudo, pelo formato da revista, o conteúdo está aqui apresentado de acordo com o design de Histori-se.
- O álbum Crianceiras foi indicado como um dos três melhores álbuns infantis de 2012 pelo ‘Prêmio da Música Brasileira’.
- A linguagem musical é de grande auxílio para estimular a sensibilidade infantil, a capacidade de concentração e a memória, contribuindo com o processo de alfabetização e com o desenvolvimento do raciocínio matemático. Sobre linguagem musical e iniciação musical, ver, entre outros, a reportagem disponibilizada na Revista Nova Escola [online]: Nova escola < linguagem musical e desenvolvimento infantil >.
COMO CITAR?
AUGUSTO, Maria Rodrigues. Minha Infância em Poesia. HISTORI-SE, Porto Alegre, V. 2, n. 04, Junho, 2022. ISSN 2763-8790. Disponível on-line em: < https://historise.com.br/minha-infancia-em-poesia/ >.