Porque ler Explosão Feminista: Arte, Cultura, Política e Universidade, organizado por Heloisa Buarque de Holanda

Imagem de Myticsartdesing disponível {on-line} em Pixabay (março,2021)
Confira a dica de leitura de Cristina Mielczarski.

DICA DE LEITURA

Nesta edição, Cristina Mielczarski dos Santos compartilha uma dica de leitura. Confira a seguir.

Cristina Mielczarski dos Santos – Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Literaturas Portuguesa e Luso-Africana.

Porque ler Explosão Feminista: Arte, Cultura, Política e Universidade, organizado por Heloisa Buarque de Holanda

A palavra feminista ocupou todas as formas artísticas e culturais nos últimos anos. Foram os movimentos nas ruas, nas artes, na poesia, no cinema, no teatro, na música, nas universidades, na internet (Facebook, Instagram e Twitter), as inúmeras editoras que publicam mulheres, os saraus e slams, os coletivos de mulheres. Todos esses movimentos são tentativas de união, para, juntas, pensarem a condição da mulher na atualidade, as adversidades enfrentadas por nós mulheres no cotidiano como a violência doméstica e o feminícidio, o assédio, a sexualidade, o trabalho, o machismo, os padrões compulsórios de beleza e comportamento, o trabalho reprodutivo e não remunerado, temas discutidos por todos os movimentos feministas: o feminismo negro, o indígena, o asiático, o transfeminismo, o lésbico, o radical, o protestante. Podemos, por intermédio da leitura do livro Explosão Feminista: Arte, Cultura, Política e Universidade (Companhia das Letras, 2018), organizado por Heloisa Buarque de Holanda, perceber o quanto ainda precisamos ler, ouvir e discutir as questões que se referem ao universo feminino. O feminismo, ou melhor, os feminismos, no plural, evidenciam pontos convergentes e incongruentes, mas o que é notório é a importância de quebrar o caráter de silenciamento imposto a voz feminina. A relevância do livro Explosão Feminista é a contemplação desse emaranhado de vozes que unidas lutam por um mundo onde homens e mulheres, além de suas diferenças, encontrem um modo melhor de viver e construir o futuro.

Cristina, também, está presente, nesta edição, com o artigo A presença da voz em Niketche, de Paulina Chiziane. Confira em < A presença da voz em Niketche, de Paulina Chiziane >. 

 

Tags from the story
Escrito por
Veja mais de Históricas
Uma rede de mulheres no litoral norte do Rio Grande do Sul
Coletivo de mulheres capaz de mover dunas. Estou dizendo da Rede Poder...
leia mais