Educação.
História & suas Manas
Escola mista? Coeducação?
Um desafio histórico para a educação de meninos e meninas
Artigo que publiquei na revista Cadernos de História da Educação no ano de 2019.
Sobre o artigo:
O artigo traça um panorama da educação feminina no Brasil, apresenta fatores que levaram a paisagem escolar brasileira ser majoritariamente mista, discutindo o conceito de escola mista e escolarização diferenciada por sexo.
Foi produzido com base em levantamento bibliográfico das áreas História da Educação, Sociologia e História prioritariamente.
Constata que escola mista não significa a oferta de uma escolarização não diferenciada por sexo e reflete sobre a possibilidade de o ambiente escolar constituir-se como um espaço contributivo para a igualdade de gêneros.
O texto infere a importância de um olhar atento para o sistema educacional e suas diferentes instâncias e para sujeitos que frequentam os ambientes educativos.
Refletir sobre a importância de uma educação igualitária exige, entre outros fatores, pensar sobre a instrução disponibilizada (ou não) para homens e mulheres ao longo do tempo, nesse sentido, a História da Educação é espaço de grande importância.
Artigo publicado na revista Cadernos de História da Educação.
Referência e link para acesso após a imagem:
CARRA, P. R. A. Escola mista? Coeducação? Um desafio histórico para a educação de meninos e meninas. Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 2, p. 548-570, 28 ago. 2019.
Link acesso: <Artigo publicado_2019_ Cadernos de História da Educação_V18_2019 >.