Olá!

Histori-se chega com nova edição nesses dias em que paira no ar um clima misto de festas, expectativas e reflexões.

Vinte de dezembro, alguns dias antes da festa cristã – Natal – e da festa de Ano Novo.

Escrevo este editorial olhando o mar. Fazia dois anos que não sentia a água do mar.
A pandemia foi a causa de me privar de mergulhar de corpo inteiro, de me deliciar e de me sentir abençoada pelos banhos de mar.

Moro distante do mar… Mas eis que, hoje, me encontro na brisa marítima e permito que ela me embale.

Ainda necessitamos guardar cuidados. Mas, vacinados, portando máscaras, vamos – como os caranguejos – saindo das tocas, voltando a nos encontrar ‘ao vivo e a cores’ e – guardando os distanciamentos necessários – nos deixamos banhar pelas águas da esperança e da resiliência. Mas, também, pelas águas da coragem e da fraternidade.

E é do litoral que vem a sessão de fotografias que Silvana Pineda nos presenteia. Confira! Mais do que paisagens, as belas imagens trazem à memória versos plenos de vida.

E é talhando letras à caneta, que Ana Luiza Antunes apresenta reflexões sobre ela: a paz. Reflexões são, também, a tônica das colaborações de Claúdia Rodrigues que pensa sobre a solidariedade nesses tempos de festa natalina e de Miriam Zanutti, que nos apresenta seu encanto pelo som e pela forma de resistência da banda Tinariwen, do Mali.

Núbia Quintana e Evelyn Zaydenverb escrevem cartas para Histori-se. Enquanto Núbia diz da importância de correspondências nesses (e em outros) tempos, Evelyn fala de um modo de vida comunitário e alternativo e nos conta um pouco de sua trajetória pessoal.

 Júlia Flôres compartilha uma experiência de leitora e Vera Haas, em sua coluna Diadorim, nos apresenta uma história de Natal.

E, ainda, dizendo desta festa: já pensou na sobremesa para acompanhar a refeição comemorativa? Aqui vamos de salada de frutas. E você?

Como sempre, deixarei algumas surpresas para que descubra navegando pelo site, inclusive a mensagem natalina de Historieta: um pouco desajeitada, mas com muito carinho por você.

Tudo de melhor para você e para os seus afetos,

Um Fraterno Abraço,

Boas Festas!

 

AS HISTÓRICAS QUE COMPÕE ESTA EDIÇÃO

Confira a edição anterior <  V1, n.9, nov. de 2021>.

Décima edição

Vol. 1, No 10, Dezembro de 2021.

<Confira o conteúdo de nossa edição anterior >