Olá!
Com alegria, apresento a edição de fevereiro de 2022.
Historieta, mascote de Histori-se, já voltou de férias; contudo, turismo, ainda, é pauta. Quem colabora com esta seção é a Marta Ivone: uma animada, culta e experiente viajante tanto para destinos nacionais quanto para internacionais. Ela nos traz dicas sobre viajar com amigos.
A coluna Diadorim está uma fofura! Gente, vocês, assim como eu, irão amar Valentim e Kiara lendo para a vovó Vera Haas.
Dizendo de leitura, não percam a dica de leitura deste mês, afinal, faz bem pouco tempo que nós, as filhas de Eva, podemos votar e sermos votadas. Neste ano, comemoramos 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil e sobre esse acontecimento, Mônica Karawejczyk colabora com um interessante ensaio.
Neste mês, também, é comemorado o centenário da Semana de Arte Moderna e quem, através da Janela dos Tempos, concede uma entrevista para Histori-se? Ela, que segundo Carlos Drumond de Andrade, é a musa modernista: Tarsila do Amaral. Estamos trés chic!
E dizendo de históricas, nesta edição, que em suas datas tem carnaval e início de ano letivo, lembramos arte e a sensibilidade da contemporânea Seli Maurício. Uma homenagem a esta grande artista e educadora gaúcha.
Surfando na força geradora de luz e de união feminina, apresento dois belos projetos femininos: a Rede Poder Mulher (um coletivo de mulheres do litoral Sul gaúcho) e o Vencendo a Violência, capitaneado por Angela Lessa, no interior paulista.
Esculturas e preocupação ambiental compõem a exposição de Núbia Quintana em nossa vitrine. Monika Papescu nos conta a história de sua família e seu amor pela arte e pela cultura. E não temos receita?
Claro que temos! A receita desta edição vem recheada de amor romântico. É um presente de um casal apaixonado: Aninha e Dinho.
E, para finalizar, temos um curso de Impressão Botânica em tecidos ministrado em videoaula pela designer de moda da Arabescko, Iara.
Agora, peço licença porque a edição de março já está no forno.
Um fraterno e carinhoso abraço,
AS HISTÓRICAS QUE COMPÕE ESTA EDIÇÃO
Confira a edição anterior < V1, n.10, dez. de 2021>.