Projeto de Educação Infantil
Arte: Histori-se
O bioma Pampa

 PROJETO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: meio ambiente.

A professora Maria Rodrigues Augusto compartilha texto de sua autoria que compõe o material de apoio de um projeto de Educação Infantil sobre meio ambiente e preservação ambiental.

Esse projeto foi desenvolvido no ano de 2022.

A escola que o abrigou está localizada na cidade de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil.

Aventuras no Pampa
Apresentação para a comunidade – painel

O recorte explorado foi o bioma Pampa.

Confira a aventura da turma do Maternal na busca pela solução problema: como preservar o meio ambiente?

João-de-barro
Página do portifólio da aluna Emília – Maternal II

O  INÍCIO DA AVENTURA

A turminha do Maternal estava, no momento da história, sentada  em roda embaixo da sombra de uma árvore que fica no jardim da escola. A professora Maria havia lido uma história sobre o meio ambiente .

Todos estavam refletindo sobre a importância da sua preservação ambiental para a humanidade quando, de repente, Emília percebeu algo estranho com um passarinho.

O que seria?

Parecia que o passarinho queria falar com ela! Assustada, Emília cutucou seus colegas.

 Todos, curiosos, olharam para o passarinho que soltou um lindo canto e…todos ficaram imóveis: como se fossem estátuas!

Todos, menos a turminha do Maternal.

E agora?

Até a professora Maria ficou imóvel!

Sem entender o que estava acontecendo, a turminha ouvir o passarinho falar.

___ Olá, crianças!

Todos ficaram surpresos. Ninguém sabia de um passarinho como falante.

___ Não fiquem assustados. Eu sou o João de Barro. E gostaria de pedir a ajuda de vocês.

Sou muito amigo dos protetores das matas.
Eu e meus amigos – o Saci, o Curupira e a Iara – temos tristes notícias sobre o meio ambiente. Só vocês, crianças, podem nos ajudar!

As crianças olhavam para o passarinho.

Havia a mesma pergunta em todas as cabecinhas: como poderiam ajudar?

O joão-de-barro continuou:

___ Vocês podem nos ajudar conhecendo os nossos biomas e descobrindo a importância de cada um deles para a nossa sobrevivência.

Por isso, eu e meus amigos estamos convidando grupos de crianças para conhecerem algum dos biomas brasileiros.
A missão de vocês será conhecer um bioma e nos ajudarem a encontrar soluções para que ele seja preservado.
Vocês querem partir para essa aventura?

___ Sim!!!!

Todos concordaram com muita animação antes mesmo de saberem qual bioma iriam explorar.
setaO BIOMA ESCOLHIDO

__Muito bem, disse o joão-de-barro, vocês irão para os pampas.

__ Pampas?  Todos indagaram ao mesmo tempo.

___ Sim, o pampa é um bioma partilhado entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai.

No território brasileiro, o pampa ocupa dois terços da área do Rio Grande do Sul.
O pampa é um campo natural muito grande!

O joão-de-barro bateu suas asinhas fez surgir um mapa do Brasil dividido em regiões e em estados e com os seis biomas, aqui encontrados, bem destacados.

Mapa biomas brasileiros. Fonte: IBGE
Fonte: IBGE
Uau! A turminha estava encantada.

Tudo foi explicado para as crianças.
Só uma coisa elas não entenderam: irem tão longe, se bem pertinho de onde moravam, a cidade de Campo Grande, está localizado o bioma pantanal.

Sem hesitar, o passarinho explicou que eles já estão habituados com a região, por isso, era interessante conhecerem um bioma diferente.

A  MAGIA

___Através da minha magia, vocês serão teletransportados para a região do pampa.

Lá, o meu amigo o cavalinho Pampa, está esperando por vocês.
Explorem toda a região com ele.
Boa viagem, crianças!

___ E a nossa professora? A turminha do maternal perguntou.

___ Não fiquem preocupados. O tempo aqui ficará parado até vocês voltarem.
A professora Maria ficará como uma estátua, mas eu ficarei cuidando dela.

Atividades desenvolvidas pela aluna Emília estudante do Maternal II.
Exemplos de atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

A TURMINHA DO MATERNAL NOS PAMPAS

Quando chegaram, logo avistaram o cavalinho. Pampa já foi se apresentando:

__ Olá, meu nome é Pampa. O joão-de-barro pediu para eu acompanhar vocês em uma aventura pelo pampa.

__ Olá, cavalinho Pampa, meu nome é Emília.
Eu e meus coleguinhas temos que ajudar o joão-de-barro salvar a natureza!
Ele quer que a gente conheça o bioma pampa e o ajude a achar um jeito para este bioma nunca acabar.

           PAMPA

   O cavalinho Pampa já estava ciente de sua tarefa com a turminha do maternal.

Ele contou que nasceu em uma fazenda onde os donos eram uma típica família gaúcha.
O maternal ficou curioso para saber um pouco mais sobre o povo gaúcho e os seus costumes.

Quando percebeu que a meninada estava interessada, Pampa encheu seu peito de orgulho e começou a falar sobre seus conterrâneos.

Falou das suas vestimentas, do chimarrão, das danças, da culinária e até da bandeira do Rio Grande do Sul.

Após escutar sobre o povo e os costumes gaúchos, a turminha do maternal conheceu a turma do cavalinho Pampa.

A VIAGEM PELO BIOMA

Todos foram galopando para uma aventura pelo pampa.
Durante toda a expedição, a turminha observou a vegetação de grandes campos de capins, arbustos e florestas margeando rios.
Conheceram muitas espécies de animais e de plantas.

A viagem estava maravilhosa, mas as barriguinhas começaram a roncar de fome.
Era a hora do almoço!

Cavalinho Pampa e seus amigos levaram a turminha para comer frutas da região e para tomar água.
Depois, descansaram um pouquinho e comerem os lanchinhos que tinham nas suas lancheiras.

Durante o almoço o assunto era um só: a beleza dos animais e das plantas da região.

Todos estavam admirados com o veado campeiro, a ema, o gato dos pampas, o tuco-tuco, o beija-flor-de-barba-azul, o quero-quero, o joão de barro, o tatu-mulita e com muitas outras espécies.

gato do pampa, veado campeiro, tuco-tuco.
Portifólio da aluna Emília (página)
AMEAÇAS AO BIOMA

Porém, algo começava a preocupar as crianças…Toda aquela beleza estava intercalada com plantações de arroz e de soja na parte sul do pampa e por florestas de eucaliptos e de pinus nas regiões mais ao leste.

Isso parecia ameaçar os campos nativos.

___Mas qual é o problema de derrubar a mata, se depois é plantado outra planta ou pasto nesse lugar?
Não é a mesma coisa? Perguntou Clarice.

___Infelizmente, não é assim que as coisas funcionam, respondeu o cavalinho.

___Com suas raízes mais profundas, a mata ajuda o solo a absorver a água.
Sem essa cobertura vegetal, a água das chuvas se desloca sem barreiras, chegando com grande volume e velocidade a cidades, rios e lagos, causando enchentes e alagamentos.
Sem falar nos deslizamentos de terra pelo caminho.

Beija-flor-de-barba-azul que estava perto e escutando a conversa completou:

___A cobertura vegetal também impede que as chuvas ‘lavem’ o solo e arrastem os nutrientes da terra para os rios.
E se a chuva não entra na terra, ela não abastece os lençóis freáticos, uma espécie de reservatório de água subterrâneo que alimenta as nascentes dos rios.
Sem água, as nascentes podem secar e, aí, os rios acabam!

O SAPINHO SABIDO

Cavalinho Pampa percebeu a preocupação das crianças com o devastamento do bioma e resolveu apresentar o seu pequeno amiguinho: sapinho.

__ Crianças, este é meu amigo Sapinho. Ele tem este nome porque é um sapinho-de-barriga-vermelha.
Ele é pequenino e sabido. Talvez, consiga nos ajudar.

Sapinho, muito atencioso, perguntou:

__ O que preocupa os meus amigos?

Liv começou a contar tudo o que aconteceu até então e, por fim, perguntou:

__ Você, Sapinho, sabe como podemos ajudar a preservar o bioma pampa?

O sapinho-de-barriga-vermelha olhou com muita calma para cada criança e disse:

__ A preservação começa com cada um fazendo sua parte.

Por exemplo:

  • não desperdiçando água,
  • economizando energia,
  • não comprando produtos sem necessidade,
  • separando o lixo orgânico do reciclável,
  • jogando o lixo na lixeira e não nas ruas e nos rios,
  • não comprando animais silvestres.

Essas atitudes vão ajudar não só aqui no pampa, mas nos outros cinco biomas também.

TATU MULITA

O tatu mulita foi chegando e sapinho pediu para o amigo levar as crianças até um lugar onde havia pessoas, preocupadas com bioma pampa, tentando recuperar áreas devastadas de uma maneira bem interessante.

Todos viajaram com o tatu mulita até uma fazenda pecuarista, onde os fazendeiros tinham muita preocupação com a preservação do meio ambiente.

No meio do caminho quase ficaram perdidos, mas foram ajudados pelo passarinho quero-quero.

Quando chegaram na fazenda, uma família de gados franqueiros recebeu a turminha e seus amigos.

NA FAZENDA

 Tchê era um boi forte, assim como a vaca Guampa.
Havia, também, uma bezerrinha chamada Prenda e um bezerro de nome Piá.

Prenda contou que sua espécie é muito resistente e adaptada ao bioma pampa.

Cavalinho Pampa e a turminha do maternal ficaram impressionados com o tamanho dos chifres de Tchê e Guampa.
Ficaram sem jeito de comentar sobre o tamanho dos chifres, mas não disfarçaram a admiração.

Prenda percebeu o espanto das visitas e comentou:

__ A nossa raça, franqueiro, tem esses chifres assim na posição horizontal. Eles podem ser, ainda, maiores do que os chifres do papai e da mamãe.

O bezerro Piá completou:

__ Podem chegar a até 2 metros de comprimento. Não vejo a hora dos meus chifres crescerem!

Todos riram e o tatu mulita explicou para o boi Tchê a razão da visita:

__Sapinho, o sapinho-de-barriga-vermelha, pediu para trazer estas crianças até aqui.
Elas têm uma grande missão: ajudar o joão-de-barro a encontrar um jeito de parar com a devastação do bioma pampa.
Parece que aqui, todo mundo está tentando fazer algo a respeito.

BERGAMOTA

__ Siiim! Respondeu a dona ovelha Bergamota, que muito curiosa estava escondida atrás dos fenos escutando toda a conversa.

___ Aqui os humanos se preocupam em trabalhar com o que chamam de pecuária com base no campo nativo.

__ O que é isso, Bergamota? Perguntou o cavalinho Pampa

__ É a maneira que a pecuária trabalha se preocupando na conservação da mata nativa.
Vejam bem: quando os animais são criados no pampa, em pastagens naturais bem manejadas, emitem menos metano. Por quê?

A vaca guampa respondeu:

__ O carbono acumulado é fixado pelas raízes das plantas.
Nos confinamentos, é diferente. Os animais comem grãos e rações.
Nós, os bichos, não somos problemas. A maneira como os humanos criam os animais é o problema.

O boi Tchê continuou a explicação:

___ Quando somos criados no campo, nosso cocô fica no solo.
Nosso cocô é rico em nutrientes e matéria orgânica e isso é fundamental para ter solos saudáveis.
A gente produz alimento e ajuda na conservação desse bioma rico em flora e em fauna.
As pastagens nos alimentam e, também, fazem uma série de serviços ecossistêmicos muito importantes.
Por exemplo: captura e estocagem de águas, recarga dos aquíferos, captura e estocagem de carbono e polinização.

A SOLUÇÃO

Emília então deu um pulo. Parecia que tinha achado um tesouro! Ela disse para os seus coleguinhas:

___É isso, pessoal! Achamos uma solução para ajudar o bioma pampa!

Pedro concordou com Emília:

__ Sim, temos que voltar e contar para o joão-de-barro!

A ovelha Bergamota soltou seu berro e disse:

___Mééé… Eu conheço alguém que pode ajudar vocês: o meu amigo Saci!
Ele, também, é protetor da floresta e é amigo do joão-de-barro. Deve estar sabendo desta aventura de vocês.

__ Mas onde vamos encontrá-lo? Perguntou o Francisco.

___Mééé…  Em um local com muitas árvores, de preferência ,que tenha também animais como cavalos, galos, passarinhos, até mesmo gatos.
Os sacis gostam da companhia deles e, também, de pregar peças neles.

Os animais ficam agitados quando eles estão por perto, pois os sacis são arteiros.
Se um cavalo aparecer com o rabo trançado, é certeza de que há sacis na região.
Os redemoinhos também são sinais que pode ter saci por perto… Sacis aproveitam para pegar carona nestas ventanias.

Design de Histori-se. Imagens disponíveis no Canva.

 O SACI

Cavalinho Pampa e seus amigos cavalos não gostaram muito da ideia de encontrar com um saci, mas… Já que era necessário, aceitaram ajudar a turminha do maternal.

A ovelha Bergamota conduziu toda turma para um local arborizado e com animais, ideal para chamar atenção de sacis.
Não demorou muito, o saci – amigo da ovelha – apareceu em seu redemoinho trançando as crinas dos cavalos.

__ Quanto tempo, minha amiga Bergamota! O que essas crianças fazem aqui, na mata?

__ Mééé… Eles precisam da sua ajuda para voltar para casa.
Elas vieram conhecer o bioma pampa e ajudar a achar uma solução para preservá-lo.
Você deve estar sabendo disso, né?

__ Claro que estou, Bergamota. Sabia que eu também convidei grupos de crianças para conhecerem outros biomas.
Vejo que a turminha conseguiu realizar a tarefa que o joão-de-barro pediu.

As crianças contaram que encontraram uma grande ajuda para a preservação do bioma pampa.

Tinham que contar tudinho para o joão-de-barro, ver a professora Maria deixar de ser estátua e voltar para casa. Estavam com saudades de suas famílias.

O RETORNO

O saci começou a rodopiar e um redemoinho muito grande começou a surgir envolta da turminha.

Enquanto o redemoinho estava sendo formado, as crianças deram adeus para os seus novos amigos.

O grande redemoinho começou a voar e de repente… A turminha estava, de novo, no jardim da escola.

Passarinho joão-de-barro. Imagem disponível no banco de imagens do Canva.
Banco de imagens: Canva.

O joão-de-barro então perguntou:

__ Conseguiram achar algo para ajudar o bioma pampa?

___ Siiim!!!! Respondeu a turma do maternal animadíssima com a descoberta.

Então, Emília explicou:

___ Ainda não sabemos se é a solução.
Com certeza, é de grande ajuda.
A pecuária com base no campo nativo; trabalhar a pecuária e a produção de grãos e sementes, cuidando, ao mesmo tempo, da mata nativa; cuidando dos rios, da fauna, da flora e cuidando da cultura do povo gaúcho que é ligada ao campo e ao gado.

Emília explicou para o passarinho tudo que aprendeu com a família de gado franqueiro e com a ovelha Bergamota.

João-de-barro ficou muito satisfeito. Parabenizou a turminha e agradeceu a ajuda e…

De repente, soltou um belo canto e todos aqueles que estavam imóveis voltaram ao normal.

A professora Maria, como se nada houvesse acontecido, na mesma hora, chamou pela turma:

__ Maternal, vocês já ficaram muito tempo observando este passarinho.

A turminha despediu do joão-de-barro com uma piscadinha bem marota e seguiu a professora pelo jardim.

A  AUTORA

Maria Rodrigues Augusto – foto durante atividade referente aos 121 anos de Campo Grande (2020).

Maria é pedagoga, professora de Educação Infantil e arquiteta.

Outras produções da autora? Confira o projeto <  Minha infância em poesia> .

NOTA:
  • Histori-se agradece à Emília e aos seus pais por permitirem o compartilhamento de partes do seus portifólio em Histori-se.

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