A COZINHA COMO UM ESPAÇO DE CURAS

Foto de Silvia Rita disponível {on-line} in Pixabay (março, 2021)
Núbia Quintana diz sobre a relação entre alimentação e autoimunidades.

CONVERSAS NA COZINHA

A COZINHA COMO UM ESPAÇO DE CURAS

Quando pensamos em um corpo saudável, pensamos num corpo bem nutrido,
no entanto, existem alimentos que, embora comuns em nossa sociedade, podem trazer mais malefícios que benefícios aos corpos humanos.

Seriam esses alimentos vilões?

Bom, existem algumas doenças e síndromes metabólicas que exigem muito cuidado com a alimentação: as mais variadas alergias – das mais comuns, como laticínios, às mais raras como trigo ou ovos.

Existem também uma série de autoimunidades que tem nos alimentos gatilhos infecciosos, como a diabetes e a doença Celíaca, além de uma série de outros males pouco conhecidos que tem melhoras com uma dieta regrada. E esse é um caso clássico onde podemos dizer que disciplina é liberdade.

EXPERÊNCIA PESSOAL

Um corpo auto-imune necessita de constantes cuidados especiais para se manter saudável; não é fácil viver com um botão de autodestruição pronto pra ser ativado (os corpos auto-imunes possuem gatilhos que desencadeiam crises onde células de defesa ou hormônios desequilibram-se e atacam células saudáveis, criando uma guerra interna e comprometendo muito a qualidade de vida).

Este espaço de debate sobre auto-imunidades e nutrição surge de nossas particularidades pessoais.

Eu, Núbia, sou portadora de uma dessas síndromes ainda pouco conhecidas e de gatilho alimentar. A idéia de escrever sobre esse tema veio de uma conversa informal entre nós, históricas, onde descubro que, na família da Patrícia, há uma pessoa com auto-imunidade. Encontramos, assim, uma forma de somar nossas experiências pessoais e nossas buscas por cura ou qualidade de vida com a nossa gana de narrar histórias.

Traremos sempre profissionais da saúde e da alimentação pra nos dar informações e esclarecimentos, além de dicas de alimentação para enriquecer essas dietas restritivas sem causar danos à saúde.

Importante salientar que dietas inclusivas para portadores de restrições podem ser seguidas por toda a família. Há uma cultura alimentar para ser descoberta e construída quando pensamos em prevenir adoecimentos e mantendo mente e corpo sãos.

E claro que, como ninguém é de ferro e dieta não pode ser castigo, também traremos deliciosas  guloseimas e receitas de família .

A  AUTORA

 

 

 

 

 

Written By
More from Históricas
Mesmo que o tempo seja um não
Cris Costi compartilha reflexão originária de uma vivência singular no ano de...
Read More