Olá!

Espero que esteja bem.

Fotografia de Silvana Pineda_2021.

Estou de férias! Como canta Iza: “Eu tô na brisa (…). Que delícia”.  E você?  

Uns dias para descansar, esquecer o despertador. Uma pausa faz bem. Seja uma pequena pausa, como a que desfruto agora, seja uma pausa um tanto mais extensa, como a que muita gente costuma vivenciar neste período. 

Historieta, mascote de Histori-se, fez as malas e, de vez em quando, manda notícias. Está de mala, máscara e laçarote, aproveitando uns dias de férias bem mais longos do que as minhas “micro férias”. 

Mas, mesmo neste clima de férias, eu não podia deixar de dizer “olá!” para você. Portanto, apresento uma singela  edição de férias, na qual tenho como objetivo lhe convidar para surfar pelas edições de Histori-se postadas ao longo do ano de 2021. O primeiro ano de existência deste site. Sabia que Históri-se faz aniversário de um ano no dia 15 de março?

Como férias e cinema combinam, Natália Müller destaca a sessão Diadorim, escrita pela Vera Haas. Nesta categoria, há cinema, literatura e educação.  

O calor está virando manchete de telejornal aqui no Rio Grande do Sul, mas, nessa estação, ele está presente, mais ou menos intenso em todo o Brasil e o que fazer para refrescar? Um sorvete! Boa ideia!

Na sessão Conversas na Cozinha, Núbia Quintana compartilha uma receita de sorvete seguro para celíacos e bem natural: banana com manga. Eu experimentarei. 

Ao longo de 2021, Núbia colaborou com Histori-se, trazendo várias receitas práticas para o dia-a-dia e seguras para quem tem intolerância ao glúten. Confira: é só clicar na categoria gastronomia que irá encontrar  Receitas sem glúten

Úrsula – mulheres que escrevem é o espaço onde mulheres contemporâneas publicam poemas, crônicas, contos. Nesta edição, Cris Costi apresenta um texto que enviou para Histori-se no dia 24 de dezembro: “Depois das nove” e Vânia Ordones escreve uma reflexão para este ano, que recém iniciou: “Leveza e firmeza”.
Apreciem estas produções e, depois, que tal mergulhar na categoria Úrsula? 

A categoria Arte & Inspiração lembra o premiado documentário “De Olhos Abertos” – dirigido por Charlotte Dafol. Este longa-metragem versa sobre o jornal Boca de Rua: um periódico produzido por pessoas em situação de rua que vivem na cidade de Porto Alegre (RS / Brasil). Não se trata de um jornal recente: o Boca de Rua já tem 20 anos de existência. 

A Cha Dafol – como Charlotte é, carinhosamente, conhecida – concedeu uma entrevista para Histori-se no ano de 2021. Confira: <  Entrevista Cha Dafol > .  

Falei de férias, mas as noticias de janeiro nos lembraram de também eventos cuja gravidade nos levam a pensar na questão do meio ambiente.

A arte nos embala, mas também é voz que nos alerta. Portanto, na categoria Meio Ambiente, recordo a colaboração de Bya Medeiros à primeira edição de Histori-se, quando compartilhou o vídeo de sua premiada instalação “Paisagem Impermanências”. Veja o post  <A PALAVRA DESÁGUA PORQUE DESTERRA  >. 

E, ainda refletindo sobre o meio ambiente e pensando na economia solidária, no prazer e na utilidade do artesanato, já anunciando nossa nova sessão “cursos e oficinas”, Iara compartilhou uma bela oficina de pigmentos naturais obtidos a partir da casca de cebola e do repolho roxo.

Para quem gosta de História da arte, uma dica para o finalzinho de tarde são as videoaulas da dupla Giovana & Millie

A palavra paz foi repetida um monte de vezes nas felicitações de fim de ano. Em breve, as férias escolares terminam. Podemos educar para paz? Qual paz?

Paz, palavra pequena, complicada de ser definida em poucas palavras. Eu e a Luciana Coronel conversamos sobre este tema em uma live do conjunto Históricas entrevistam disponível no canal do YouTube da revista Histori-se

E, como Historieta sempre manda notícias de suas férias, não poderia faltar a nova categoria Turismo. Aguardem que esta seção terá muito coisa legal. 

Passeie pelo site de Histori-se. Convido você a viajar pelas suas primeiras 10 edições. 

Um Fraterno Abraço,

 

AS HISTÓRICAS QUE COMPÕE ESTA EDIÇÃO

Confira a edição anterior <  V1, n.10, dez. de 2021>.

Décima edição

Vol. 1, No 11, Janeiro de 2022.

<Confira o conteúdo de nossa edição anterior >