LIVROS como companheiros do aprendizado

No dia 24 de agosto, o conto histórico Maria Flor foi indicado para leitura pelo jornal Diário do Noroeste .

Indicação do livro Maria Flor no jornal Diário do Noroeste, Paraná, Brasil.
Diário do Noroeste: Maria Flor.
Confira a reprodução da matéria a seguir:

DIA DA INFÂNCIA

Livros como companheiros do aprendizado

Dez narrativas para ensinar crianças sobre questões essenciais da vida humana, como o valor da amizade, negritude e inteligência emocional.

24de agosto de 2023

#
Capa do livro Maria Flor
Livros são sempre boa companhia.

Celebrado em 24 de agosto, o Dia da Infância é o momento perfeito para honrar a conexão especial entre as crianças e a literatura.
Por isso, a lista abaixo reúne oito histórias que destacam valores cruciais para o desenvolvimento e o aprendizado, como amizade, inteligência emocional, negritude e autoproteção. Confira:

Maria Flor

Este é um livro infantil sobre ancestralidade e resistência dos quilombolas no Brasil. Escrita pela doutora em Educação, historiadora e psicopedagoga, Patrícia Rodrigues Augusto Carra, a obra narra a trajetória de uma jovem advogada que volta ao seu quilombo para defender os direitos da população. A partir de uma linguagem simples e didática, o texto percorre uma linha histórica sobre o Brasil desde o período da colonização até os dias atuais.

(Autora: Patrícia Carra | Disponível em: Amazon)

As estações dentro de mim

Uma garota começa o seu dia se sentindo triste e sozinha até que encontra um cãozinho precisando de ajuda. De repente, sua vida ganha novos significados. Em As estações dentro de mim, Bianca Pozzi presenteia os leitores com uma comovente e afetuosa ode ao poder transformador da amizade.

(Autora: Bianca Pozzi | Disponível em: Amazon)

As Letras de Alice

A partir de uma aventura de Alice na casa da avó Dora, os pequenos leitores conhecem nomes importantes da história brasileira, como a autora Carolina Maria de Jesus e o advogado abolicionista Luís Gama. Esta é a estreia de Elias Sperandio, especialista em produção, adaptação e transcrição de livros e materiais para braile. A obra é acessível para crianças com deficiências auditivas ou visuais – possui texto tátil e QR Code para vídeo com interpretação em Libras.

(Autor: Elias Sperandio | Disponível em: Amazon)

Meu Imóvel, Meu Mundo Kids

Marcus Araujo, autor best-seller do setor de imóveis, atravessa temas como coleta seletiva de lixo, direito à moradia digna, produção de energia fotovoltaica e aproveitamento de espaços dos lares, apoiados por uma linguagem simples e ilustrações coloridas. Na história, que percebe a criança como um agente de mudanças sociais, um grupo de estudantes aprende sobre direitos à moradia, novas formas de habitação e sustentabilidade com o auxílio de uma professora.

(Autor: Marcus Araujo | Disponível em: Datastore)

Arthur e Miguel em: Aventura na ilha dos Dinossauros

Embarque em uma aventura jurássica entre irmãos! Neste lançamento, a escritora e amante da literatura infantil, Sol Oliveira ensina às crianças a importância da união familiar. Quando Arthur leva seu irmão Miguel para uma baía repleta de dinossauros, eles se deparam com algo mais perigoso que os enormes répteis. Você e seus pequenos estão prontos para essa descoberta?

(Autora: Sol Oliveira | Onde encontrar: Amazon)

Menina bonita, que cor você tem?

Giovana é uma garota alegre que, depois de um dia no colégio, retorna entristecida por ter sido vítima de preconceito. A partir disso, a mãe da protagonista busca reconstruir a autoestima da menina ao narrar a trajetória de seus ancestrais africanos. Também explica a importância da diversidade nas pessoas, além de mostrar como essas diferenças são comuns na vida. A obra é inspirada em uma situação real vivenciada pela filha da escritora Aline Carvalho.

(Autora: Aline Carvalho | Disponível em: Amazon)

O educado do Eduardo

Todo mundo quer ser amigo do Eduardo. Todo adulto elogia esse garoto. O que será que ele tem de tão especial? Descubra neste livro o poder da gentileza. Da mesma autora de Cocô, Xixi e Pum, Maíra Lot Micales apresenta a história de um menino que encanta por sua educação, gratidão e amizade. O livro conta ainda com um guia da gentileza escrito pela empresária e ícone da moda brasileira, Constanza Pascolato.

(Autora: Maíra Lot Micales | Disponível em: Amazon)

Diálogos feministas antirracistas (e nada fáceis) com as crianças

Sabe aquelas conversas difíceis de abordar na infância? Nesta obra, a autora Bianca Santana trata de temas comumente evitados pelos pais na infância e abre espaço para falar sobre os desafios da sociedade. Com abordagem lúdica e ilustrações coloridas, preserva-se a inocência das crianças. Ao incentivar diálogos significativos, fortalece os laços de amizade e confiança entre pais e filhos

(Autora: Bianca Santana | Disponível em: Amazon)

A linda história da Letra A

A leitura começa em casa e fortalece os laços de amor e amizade. Pais, avós, parentes e amigos, ainda antes dos professores e da escola, aproximam as crianças dos livros. Neste cativante volume de Deonísio Silva, o vovô conversa com seu neto sobre o boi e lhe conta como o animal serviu de inspiração para a primeira letra do alfabeto. A obra faz parte de uma coleção que conta as histórias de cada letra do alfabeto.

(Autor: Deonísio Silva | Disponível em: Amazon)

O Mestre Mandou …

Essa brincadeira, conhecida no mundo todo, virou este divertido livro caixinha e ajuda a conquistar amigos e a fortalecer amizades. A atividade auxilia habilidades essenciais de comunicação, socialização, cooperação, atenção, autocontrole e respeito às regras, além de trabalhar o corpo. Pode ser usada em escolas, dinâmicas de grupo, de lazer e como entretenimento para crianças.

Livros como companheiros
Vide matéria em <  https://diariodonoroeste.com.br/livros-como-companheiros-do-aprendizado/>.

marca Histori-se

Escrito por
Veja mais de Editora
Cuide-se
Cuide de sua essência. Permita-se florescer  
leia mais