Atividades desenvolvidas pela aluna Emília estudante do Maternal II.
Exemplos de atividades desenvolvidas ao longo do projeto.
Projeto de Educação Infantil.

O PROJETO

Na edição anterior, Histori-se apresentou um texto – da professora e pedagoga Maria Rodrigues Augusto – onde crianças vivem uma aventura no bioma Pampa.

O texto publicado no post < Educação Infantil: meio ambiente.> compõe o material de apoio produzido pela professora para trabalhar com a Educação Infantil em um projeto sobre meio ambiente e preservação ambiental com foco no bioma Pampa.

Atendo solicitações leitoras, Maria compartilhou, também, uma versão do projeto desenvolvido.

Confira a seguir.

Projeto de Educação Infantil
Arte: Histori-se

Biomas brasileiros: Pampa

  • Tema: Bioma Pampa.
  • Conteúdos abordados: fauna, flora, preservação, costumes e lendas presentes na região do bioma Pampa.
  • Professoras responsáveis:  Jeniffer e Maria.
  • Turmas: Maternal I A e B- Maternal II- A.
  • Período de realização: Julho a Setembro de 2022.

INTRODUÇÃO

Há alguns anos, ambientalistas vêm nos alertando sobre os efeitos colaterais com as mudanças climáticas.
Estas mudanças podem ser naturais, como o enxofre vulcânico e os ciclos solares, como também, e mais preocupante, através das ações humanas.

Ações provocadas pelo homem como: desmatamento de florestas, queima de combustíveis fósseis, aterro para lixos etc. são grandes emissores de gases de efeito estufa que agem como “cobertor” em torno do nosso planeta retendo calor e, consequentemente, aumentando a temperatura.

E, como na natureza tudo está interligado, as consequências das mudanças climáticas em uma região influenciam a vida em outras regiões do planeta.
Exemplos: o aumento do nível do mar, secas intensas, escassez de água, incêndios severos, inundações, derretimento do gelo polar, temperaturas catastróficas, extinções de espécies de plantas e animais…

Isso está afetando a nossa saúde, alimentação, habitação, segurança e trabalho. Mas, para combater estas mudanças climáticas, temos que nos conscientizar e conscientizar as crianças  a

“...diminuir o desmatamento, investir no reflorestamento e na conservação de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais (solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas), preferir utilizar biocombustíveis (etanol, biodiesel) a combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel), investir na redução do consumo de energia e na eficiência energética, reduzir, reaproveitar e reciclar materiais…(WWF)”

A partir destas considerações, idealizamos trabalhar a importância dos biomas existentes no Brasil sendo eles:  Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Destes seis biomas destacaremos, neste projeto, o Pampa.

O PAMPA

O bioma Pampa fica situado no centro-sul do continente americano e possui um clima tipicamente subtropical, registrando temperaturas amenas e precipitações bem distribuídas anualmente.

Tem, como características geográficas, o relevo suave ondulado, com pequenas variações de altitude e declividade.

A vegetação formada por espécies de gramíneas (capins, gramas ou relvas) e herbáceas e possui uma localização geográfica específica, ocorrendo em partes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

No Brasil, o Pampa cobre parte significativa do Estado do Rio Grande do Sul e, conta com inúmeras espécies de animais mamíferos, insetos e aves.

“Embora seja famoso pelos campos, o Pampa abriga também florestas nas margens dos rios, arbustos, leguminosas (150 espécies), bromélias e até cactos (70 tipos). Na vegetação diversificada, vivem, é claro, centenas de espécies animais.

Ema, perdiz, joão-de-barro, quero-quero e caturrita são algumas das aves que escolhem o Pampa como lar.

O charmoso sapinho-de-barriga-vermelha se destaca entre os anfíbios.

Já entre os mamíferos, há tuco-tucos, furões e veados campeiros, entre outros.
O zorrilho – cujo nome vem do espanhol e significa “raposinha” –  é um dos mais curiosos: ao sentir uma ameaça, ele produz um cheirinho tão ruim que ninguém aguenta ficar por perto!
(EMBRAPA)

O Pampa possui grande importância ambiental, uma vez que guarda grande diversidade de espécies de animais e vegetais além nele estar presente o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água potável do mundo.

 Já seu aproveitamento econômico, especialmente por atividades agropecuárias, a mineração e a caça, gera inúmeros impactos ambientais.

É o segundo bioma mais devastado do Brasil, perdendo apenas para a Mata Atlântica.

…os campos do Pampa contribuem – e muito – para a absorção de carbono da atmosfera e o controle da erosão, por exemplo.
Nesse bioma, há mais de 3 mil espécies vegetais, muitas delas endêmicas (só ocorrem nessa região), bem como várias espécies da fauna, que dependem dos campos para a sua manutenção
( EMBRAPA )”

 

OBJETIVOS:

  • Conhecer o bioma Pampas, as características do solo, tipos de vegetação, clima, fauna, entre outros;
  • Desenvolver um trabalho prazeroso através das confecções utilizando de materiais diversos;
  • Compreender a importância de preservar as plantas e os animais;
  • Identificar a fauna e os animais em extinção;
  • Conhecer espécies de animais endêmicos, isto é, espécies que se reproduzem em uma única região e as que foram incluídas dentro do bioma Pampa;
  • Despertar a conscientização das crianças para a conservação do meio ambiente;
  • Despertar a consciência da comunidade em geral para a questão ecológica;
  • Aproximar a criança da natureza;
  • Conhecer as diferentes espécies de plantas existentes no Pampa;
  • Despertar a observação, o raciocínio e a curiosidade na criança;
  • Estimular a coordenação motora grossa e fina através das confecções e atividades que irão compor o portfólio e exposição;
  • Conhecer a bandeira do Estado, os costumes da região, vestimentas e alimentos típicos;
  • Incentivar o gosto pela leitura;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a oralidade;
  • Exercitar a experiência de ouvir o Outro e o respeito pelas diferentes opiniões;
  • Incentivar a vontade e o prazer em emitir pareceres, questionamentos, hipóteses e conclusões;
  • Trabalhar o lúdico com as crianças através de brincadeiras, dramatizações, canções criadas e/ou selecionados;
  • Estimular as crianças a recontarem os poemas, histórias e lendas trabalhados: de acordo com suas vivências e conhecimentos;
  • Exercitar a linguagem musical;
  • Visitar o CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Campo Grande/ MS – Brasil)
gato do pampa, veado campeiro, tuco-tuco.
Portifólio da aluna Emília (página)

DESENVOLVIMENTO

Priorizaremos o lúdico e o concreto incentivando e propiciando ambientes para os alunos participarem ativamente de todas as etapas desse projeto.

ETAPA I

            No primeiro momento, apresentaremos  a “lenda do Curupira” (Maurício de Souza) e conversaremos sobre a importância do meio ambiente para nossa existência.

ETAPA II

Apresentaremos os seis biomas existentes no Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa) e demonstraremos que cada um tem sua importância para o meio ambiente.
Para isso utilizaremos o  vídeo “Biomas brasileiros”

Mapa biomas brasileiros. Fonte: IBGE
Fonte: IBGE

Na sequência, apresentaremos o bioma que a turma estudará e apresentará para a comunidade escolar na Feira do Conhecimento da escola.

Como já informado neste texto, o bioma selecionado foi o Pampa.

ETAPA  III

Usando o mapa do Brasil,  destacaremos o Estado onde que está situado o bioma Pampa  e apresentaremos sua bandeira, assim como, aspectos de sua cultura
(Exemplos: chimarrão, comidas típicas, vestimentas e danças).

Mapa demonstrando os estados e as regiões brasileiras
Fonte: IBGE

ETAPA IV – RODA DE CONVERSAS

Aproveitaremos esse momento da rotina diária para instigar a curiosidade e o aprendizado sobre o bioma Pampa.

OBJETOS DE CONHECIMENTOS

Exemplos de objetos de conhecimentos previstos para trabalhar durante o desenvolvimento deste projeto:

  • costumes regionais o chimarrão;
  • culinária (arroz carreteiro, churrasco, sagu);
  • fauna (Quero-quero, João-de-barro, Perdigão, Ema, beija-flor- de – barba-azul, gato dos pampas, tuco-tuco, veado campeiro, tatu-mulita, sapinho-de-barriga-vermelha, cobra coral);
  • flora (grama tapete, nhandavaí, araucária).

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O término deste projeto terá como marco uma apresentação dos trabalhos realizados em forma de exposição e portfólio.
A apresentação será feita para os familiares dos alunos e aos demais integrantes da comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá, sistematicamente, ao longo do projeto, através de observação, registros e produções realizadas pelas crianças.

RECURSOS MATERIAIS PREVISTOS:

  • Diferentes textos relacionados ao bioma Pampa (selecionados pelas professoras);
  • celular (para registro);
  • papel A4;
  • papel A3;
  • lápis de cor;
  • giz de cera;
  • cola colorida;
  • papelão;
  • E. V. A,
  • argila,
  • tela e tinta guache;
  • CD, aparelho de som e televisão e
  • variados matérias recicláveis.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

O cronograma foi elaborado considerando as etapas previstas  e o tempo previsto para o desenvolvimento e a apresentação do projeto (julho, agosto e setembro de 2022).

Este projeto teve como complemento os planos de aula elaborados pelas professoras.

Referências e citações:

AUGUSTO, Maria Rodrigues. Educação Infantil: meio ambiente (bioma pampa). HISTORI-SE, Porto Alegre, Fevereiro, 2023. ISSN 2763-8790. Disponível on-line em: <  https://historise.com.br/educacao-infantil-meio-ambiente/>. Acesso em: março de 2023.

EMBRAPA: Vide em  < https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-pampa >. Acesso em março de 2023.

SOUZA, Maurício. Turma da Mônica Lendas Brasileiras – Curupira. Ed. Girassol, São Paulo, 2018.

Vídeo Biomas Brasileiros: Vide em < https://www.youtube.com/watch?v=UFWjDDfHOco >. Acesso em março de 2023.

WWF: Vide em <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/  >. Acesso em março de 2023.

Como citar ?

AUGUSTO, Maria Rodrigues. Bioma Pampa – projeto de Educação Infantil. HISTORI-SE, Porto Alegre, Março, 2023. ISSN 2763-8790. Disponível on-line em: < link>.

A AUTORA

Maria Rodrigues Augusto professora, pedagoga e arquiteta.
Colabora com Histori-se compartilhando projetos e produções com foco na Educação Infantil.

Maria Rodrigues Augusto – foto durante atividade referente aos 121 anos de Campo Grande (2020).

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