Sustentabilidade: um conceito sistêmico
Sustentabilidade é um conceito e uma forma de viver o cotidiano que abrangem todas as atividades que desenvolvemos; como por exemplo, a limpeza de nossas casas, nossa alimentação e nossas atividades econômicas.
Cito como exemplo a produção de moda.
Qualquer coleção ou ação na produção – ou, ainda, na divulgação da marca, como também, nas relações com os consumidores, amigos ou clientes – deve estar pautada pelo desafio viver sustentável.
Esse pensar, além de auxiliar a reduzir os impactos nos processos da produção e do descarte, ainda, permite refletir sobre o que necessita ser aprimorado – cuidado, (re) inventado – para o ideal sustentabilidade e vida.
Três perguntas
- Como você se relaciona com a natureza?
- Quais cuidados considera necessários para uma boa saúde ambiental?
- O que podemos entender como Desenvolvimento Sustentável?
Observe o seguinte conceito de Desenvolvimento Sustentável:
“o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”
(R. B., 1987)
O Tripé da sustentabilidade
Fatores ambientais, sociais e econômicos formam os conjuntos de preocupações cotidianas em uma gestão e/ou criação sustentável. Estas três categorias básicas, no mundo da sustentabilidade, são denominado: tripé da sustentabilidade.
Sustentabilidade diz de você enquanto individuo, da sua casa, rua, cidade, país e, como já sabemos, do planeta inteiro. Na real, diz do universo.
Um projeto sustentável tem, pelo menos, quatro preocupações:
- ser ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo;
- culturalmente aceito.
Sustentabilidade para além dos processos econômicos
Sustentabilidade é um conceito amplo e não restrito à esfera econômica. Na verdade, tem essencial preocupação social.
[…] “sustentabilidade é a viabilidade da interação complexa entre dois sistemas dinâmicos; o socioeconômico e o ecossistema”
(CONSTANZA, 1994)
Nota:
- R. B., 1987 – Relatório Brundtland, divulgado em 1987 [Nosso Futuro Comum (Our Common Future), Comissão Mundial sobre Meio Ambiente, e Desenvolvimento das Nações Unidas (1988) ]. O conceito de sustentabilidade como tratado na atualidade tem suas origens com a publicação deste Relatório, nos anos 1970; contudo a preocupação de preservação dos recursos naturais é anterior: o Clube de Roma, no ano de 1971 já alertou para a impossibilidade de um crescimento econômico contínuo.
- Sobre Arabescko – moda sustentável, vide post: Arabescko – cores e tintas
- Instagram de Arabescko -moda sustentável.
- Rede social da artista Lorrayne Melo – https://www.instagram.com/uivaloba/
- Ana Tereza Rodrigues – Fotógrafa – https://www.instagram.com/studio_teterodriguess/
Referências:
- CLUGSTON, R. M.; CALDER, W. Critical dimensions of sustainability in Higher Education. In: LEAL FILHO, W. (Ed.) Sustanability and university life Frankfurt am Main: Peter Lanz, 1999. p. 31-46.
- COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
- CONSTANZA, R. Economia ecológica: uma agenda de pesquisa. In. Valorando a natureza – análise econômica para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
- VIVIEN, F. Économie et écologie. Paris: Éditions la Decouverte, 1994