Projeto desenvolvido na Educação Infantil a partir de poemas de Manoel de Barros.
Educação
Educação Infantil – Projeto

MINHA INFÂNCIA EM POESIA

 Maria Rodrigues Augusto.
Maria R. Augusto - professora
Maria – Atividade referente aos 121 anos de Campo Grande (2020).

Este projeto foi desenvolvido a partir de produções do poeta Manoel de Barros.

De junho a setembro, professoras e crianças – estudantes do Maternal I – conviveram com este poeta através dos poemas:

  • A garça,
  • A árvore,
  • O pote,
  • O menino e o rio,
  • Se achante,
  • Sombra boa,
  • Um bem-te-vi,
  • O idioma das árvores,
  • Os rios começam a dormir,
  • Bernardo,
  • Linhas tortas e
  • Historias da unha do dedão do pé do fim do mundo .
Atividade maternal I a partir do poema sombra boa de Manoel de Barros
Atividade desenvolvida a partir do poema sombra boa.

A professora e pedagoga Maria Rodrigues Augusto compartilha com Histori-se este interessante e belo projeto, assim como imagens de parte das atividades desenvolvidas.

O projeto foi desenvolvido em uma escola de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul (Brasil).

marca Histori-se

O PROJETO: MINHA INFÂNCIA EM POESIA

  • TEMA: Cultura e arte
  • POETA TRABALHADO: Manoel de Barros
  • PROJETO DESENVOLVIDO pelas professoras Maria Rodrigues Augusto e Camilla Quintana
  • TURMAS: Maternal I de escola de Educação Básica da cidade de Campo Grande – MS (Brasil).

 

capa portfólio com atividades desenvolvidas pelas crianças.
Capa do portfólio com atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo do projeto. As atividades estão registradas em um caderno de desenho.

JUSTIFICATIVA

A linguagem é melhor compreendida e desenvolvida através das relações e interações do ser humano com o meio onde vive.

Através da linguagem, o ser humano expressa suas impressões sobre o mundo, os valores e os seres que o cercam, entende e manifesta sentimentos, opiniões, sonhos, anseios.
A linguagem pode ser verbal e/ou não verbal e, necessariamente, suas formas de expressão são aspectos culturais.

Através de poesias, pinturas, danças, músicas, filmes, moda, teatro e de outras expressões culturais aprendemos sobre pessoas, épocas passadas, situações do presente, natureza.

As manifestações culturais são instrumentos que auxiliam o nosso desenvolvimento afetivo, emocional, físico e cognitivo. Permitem o estímulo à criatividade, à busca de caminhos para solucionar problemas e ao uso de diferentes linguagens para expressar o que pensamos.

Este projeto parte do pressuposto de que a leitura abre possibilidades para a fantasia, para o desenvolvimento do espírito crítico e da faculdade de argumentação.

Uma das possibilidades da literatura é o estabelecimento de uma ponte entre quem lê e quem escreveu e esta abre a possibilidade do despertar para a crítica, para as opções de dialogar com autores e autoras através do que conhecemos sobre tal assunto lido.

Instiga-nos a saber mais sobre os temas discutidos.
Nos convida a participar da sociedade letrada, seja através da vontade de ler outras obras, seja pelo desejo de produzir nossos relatos.

Através das histórias, das tramas vividas pelos diferentes e diversos personagens que povoam a literatura, temos a oportunidade de refletir sobre a realidade que nos cerca e pensar nossas vivências.

Para as crianças, a leitura, muitas vezes, é fonte de brincadeiras, as quais possuem grande importância no processo de construção de corpo e de aprendizagem sobre o mundo.

Quantas vezes não assistimos às crianças, através de seus jogos e brinquedos, recontarem histórias que ouviram ou assistiram em filmes ou desenhos animados?
Nestes momentos, os personagens são recriados e podem ter destinos e atitudes que surpreenderiam os autores das histórias originais.

A partir destas considerações, idealiza-se apresentar a poesia aos alunos.

Diante de vários ilustres poetas, resolvemos trabalhar com produções do poeta Manoel de Barros, que se circunscreve ao chão pantaneiro.

Poeta Manoel de Barros
Poeta Manoel de Barros. Foto: autoria não conhecida.

Através de seus versos, estudou-se aspectos culturais de nosso Estado [Mato Grosso do Sul – Brasil] além de exemplares da fauna, da flora.

Ipê -amarelo - atividade educação infantil - Maternal I
Ipê amarelo florido.
  • Período de realização: junho a setembro de 2017.
  • Turmas:  Maternal I
  • Poemas selecionados:

A garça, A árvore, O pote, O menino e o rio, Se achante, Sombra boa, Um bem te vi, O idioma das árvores, Os rios começam a dormir, Bernardo, Linhas tortas e Historias da unha do dedão do pé do fim do mundo .

  • Material auxiliar: CD Crianceiras, de  Marcio de Camillo.

    Crianceiras -Álbum com poesiasde Manoel de Barros musicadas.
    Álbum Crianceiras

O álbum Crianceiras é resultante do projeto educativo desenvolvido pelo cantor e compositor Márcio de Camillo que teve como objetivo musicar a poesia de Manoel de Barros para o público infantil.
O resultado foram10 poemas musicados.
O CD traz esses poemas cantados por Marcio Camillo junto com crianças.

OBJETIVOS:

  • Incentivar o gosto pela leitura;
  • Apresentar a poesia às crianças;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a oralidade;
  • Exercitar a experiência de ouvir o Outro e o respeito pelas diferentes opiniões;
  • Incentivar a vontade e o prazer em emitir pareceres, questionamentos, hipóteses e conclusões;
  • Trabalhar o lúdico com as crianças através de brincadeiras, dramatizações, canções criadas e/ou selecionados;
  • Estimular a produção de textos;
  • Estimular as crianças a recontarem os poemas: de acordo com suas vivências e conhecimentos; criando novos finais;
  • Exercitar a linguagem musical tendo como auxilio o CD Crianceiras / Manoel de Barros: projeto do cantor e compositor Marcio de Camillo;
  • Visitar o  CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres;
  •  Pesquisar assuntos a partir de curiosidades e oportunidades geradas pelos temas tratados nos poemas selecionados, como aspectos culturais, fauna e flora de nosso Estado.

***

DESENVOLVIMENTO

No primeiro momento, foi apresentado o poeta Manoel de Barros (1916 -2014) às crianças usando o vídeo  <Vídeo de Evandro Salles – Exposição Arte para Crianças  > construído para ilustrar o poema  “Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo, ilustrado por Evandro Salles e integrante da exposição “Arte para Crianças”.

cena vídeo Histórias da unha do dedão do pé

Na sequência, trabalhou-se com os outros poemas selecionados para este projeto.
A cada semana do período de vigência desse projeto, um dos poemas selecionados foi o guia para o planejamento das aulas.

O contato com os poemas foi oportunizado através do álbum “Crianceiras / Manoel de Barros”– CD de autoria do cantor/ compositor Márcio de Camillo.

 Durante o tempo em que o projeto foi desenvolvido, Márcio de Camillo visitou a escola.
Ele conversou com as crianças e com as professoras e, ainda, cantou com a turma. 

***

 ESTRATÉGIAS

Entre as estratégias selecionadas estão:

  • o uso do momento ‘roda de conversa’ para  leitura, musicalização e interpretação dos poemas, sempre, com auxílio de fantoches e/ou dedoches;
  •  apresentação de vídeo e desenvolvimento de atividades lúdicas visando recriar a poesia (tema da semana) por meio de pinturas, esculturas, desenhos, recortes, colagens …

    Atividade o menino e o rio
    Atividade O menino e o rio.

A definição das estratégias utilizadas em cada fase do projeto está nos planos de aula referentes às semanas em que o projeto foi desenvolvido.

***

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Atividade Roda de Tereré
Atividade Roda de Tereré. As imagens estão “borradas” visando proteger a identidade das crianças.

Exemplos de objetos de conhecimentos trabalhados durante o desenvolvimento desse projeto:

  • costumes regionais como a roda de tereré;
  • culinária (sobá, arroz carreteiro, sopa paraguaia, chipa);
  • fauna (garça, onça, jacaré, capivara, araras, tuiuiú, tucanos);
  • flora (ipês, carandá).

***

APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA A COMUNIDADE

O término deste projeto contou com uma apresentação feita para os familiares dos alunos e para os demais integrantes da comunidade escolar.

Mural que compôs parte da apresentação do projeto desenvolvido: Infância em poesias.
Mural “O menino e o rio”. Professoras Maria e Camilla. Parte do espaço para a apresentação do projeto desenvolvido.

***

AVALIAÇÃO

A avaliação foi realizada de forma sistemática, ao longo do projeto, através de registros produzidos pelas crianças e pelas professoras.

***

RECURSOS PREVISTOS

Para a realização deste projeto, é necessário:

a) Materiais de apoio:
  • poemas selecionados pelas professoras do Manoel de Barros;
  • fantoches;
  • máquina fotográfica;
  • papel A4;
  • papel A3;
  • lápis de cor;
  • giz de cera;
  • cola colorida;
  • papelão;
  • E. V. A,
  • argila,
  • tela e tinta guache;
  • CD Crianceiras / Manoel de Barros,
  • aparelho de som;
  • televisão e aparelho de DVD.

b) Transporte para visita ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

***

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

  • Planejamento e elaboração do tema: mês de junho.
  • Desenvolvimento do projeto: início de julho ao final de agosto.
    Tabela com cronograma do projeto infância em poesias
  • Apresentação para a comunidade: mês de setembro.

marca Histori-se

 A AUTORA

Maria
Maria Rodrigues Augusto
Arquiteta e pedagoga.
Campo Grande/MS

Gostaria de saber mais sobre o projeto?
Gostaria de entrar em contato com a autora?

Escreva para o e-mail contato@historise.com.br  que encaminharemos a sua mensagem para a autora.

logomarca Histori-se

NOTAS IMPORTANTES:

  • A autora enviou o material editado conforme às normas da ABNT; contudo, pelo formato da revista, o conteúdo está aqui apresentado de acordo com o design de Histori-se.
  • O álbum Crianceiras foi indicado como um dos três melhores álbuns infantis de 2012 pelo ‘Prêmio da Música Brasileira’.
  • A linguagem musical é de grande auxílio para estimular a sensibilidade infantil, a capacidade de concentração e a memória, contribuindo com o processo de alfabetização e com o desenvolvimento do raciocínio matemático. Sobre linguagem musical e iniciação musical, ver, entre outros, a reportagem disponibilizada na Revista Nova Escola [online]: Nova escola < linguagem musical e desenvolvimento infantil   >.

COMO CITAR?

AUGUSTO, Maria Rodrigues. Minha Infância em Poesia. HISTORI-SE, Porto Alegre, V. 2, n. 04, Junho, 2022. ISSN 2763-8790. Disponível on-line em: < https://historise.com.br/minha-infancia-em-poesia/  >.

marca Histori-se

Escrito por
Veja mais de Históricas
Falando em abobrinhas
CONVERSAS NA COZINHA Pensando em montar nosso caderno de receitas práticas, rápidas,...
leia mais