Turismo
Viajar é preciso!
Existe uma linda frase de Mário Quintana que diz: “viajar é mudar a roupa da alma”.
Acrescentaria ainda que viajar é colecionar histórias, construir novas memórias, conectar-se com o novo, com outras pessoas, lugares, culturas e modos de vida.
É a oportunidade também de fazer amizades inusitadas, de se enriquecer com novas experiências.
Sair, descansar do ritmo frenético do dia a dia, nos faz mais alegres e nos dá a sensação de bem estar, renovando nossa visão de nós próprios, da nossa espiritualidade.
É um modo de se libertar, de abrir os olhos para a diversidade e inclusão, de aumentar nossa compreensão e perspectiva que temos da vida e do mundo.
O gostar de viajar em grupo com os amigos.
O primeiro mandamento para viajar com amigos é a escolha certa dos seus companheiros de percurso e compartilhamentos.
Excursionar com amigos é conviver intensamente, é estar na mesma sintonia, ter os mesmos interesses, estar disposto a administrar diferenças com tolerância e compreensão.
Apenas desse modo, um mesmo destino pode se tornar uma experiência comum de vida e, logo após, de memórias eternizadas em lembranças, fotos, vídeos, momentos.
A empolgação do grupo em sintonia é algo que contagia, ao se observar e fruir as maravilhas espalhadas pelo mundo: templos, santuários, sítios arqueológicos, teatros, espetáculos musicais, monumentos, paisagens, exposições de arte, biodiversidades, diferenças culturais gastronômicas, fazer comprinhas e souvenirs de lembranças adquiridas no trajeto, ajuda a reviver emoções e momentos de lugares especiais visitados.
Os amigos que gostam de viajar em grupo sabem que o mais importante é conviver harmoniosamente e de modo cooperativo, fazendo a viagem fluir muito melhor.
Pois cada membro carrega uma bagagem de muitas histórias e lembranças, alimentando inclusive a vontade conjunta de logo voltar a partilhar experiências semelhantes.
Exatamente por isso, sabemos que uma viagem começa muito antes da compra da passagem ou de se criar um roteiro.
Algumas regrinhas básicas para serem discutidas no grupo:
1. Escolher, em comum acordo, o destino e os principais pontos a se visitar.
2. Orçar passagens, hospedagem, alimentação e passeios turísticos, almejando a inclusão de todos ou do maior número possível de membros.
3. Conferir datas, fusos-horários e previsões meteorológicas.
3. Hospedar-se próximo aos centros históricos, facilitando a locomoção e acesso aos diferentes tipos de transportes.
4. Conferir validade de documentos e vacinas necessárias ou obrigatórias.
5. Manter, em segurança sempre, dinheiro, cartões e passaporte durante os passeios.
6. Fazer leituras complementares dos pontos turísticos a serem visitados.
7. Pesquisar sobre a culinária típica e sobre restaurantes da região.
8. Definir a bagagem com roupas e calçados confortáveis.
9. Levar sempre água mineral e smartphone com memória suficiente para as fotos.
10. Contratar guia de viagem, quando necessário, no exterior, além de ajudar com o idioma local, são ótimos para apresentar novos lugares e facilitar caminhos desejados a conhecer.
O navegador e escritor Amyr klink sintetiza muito bem por quê viajar é preciso:
“Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser”.