MODA E SUSTENTABILIDADE
DESIGNER EM MODA VIVENCIA ESSA UNIÃO NO CERRADO MINEIRO
Pense em uma roupa gostosa, bonita, cuja produção é casada com o valor da preservação do meio ambiente… Roupas criadas observando a harmonia dos ritmos da natureza e do viver em um pedacinho do cerrado mineiro… É sobre este fazer e o caminhar para assim fazer que a designer em moda Iara Pereira Alves nos diz nas linhas a seguir.
ARABESCKO
Para desenvolver uma coleção, buscamos inspiração nos ritmos da natureza. Entende-se o movimento cíclico com o qual esta se renova: nascimento, amadurecimento, renovação.
Moro além do mais Belo Horizonte, entre montanhas e rios, na cidade do Divino Espírito Santo. Nasci em Divinópolis, Minas Gerais. Tive uma infância feliz com brincadeiras na rua, jardins nas casas, pessoas nas portas, bordados, crochês nas mãos, lindezas que nunca foram esquecidas. Carrego todas bem dentro do meu coração!
Formei-me em Moda, mas andei por outros caminhos antes de me dedicar totalmente à produção de roupas. Acredito que cada caminho foi um aprender a mais que me fez crescer como designer em moda.
Foi no trabalho de conclusão de curso – Sustentabilidade e o design: um estudo de caso do cerrado brasileiro –, que percebi que podia fazer moda a partir dos princípios do design e do uso de técnicas artesanais que podem ser aplicadas ao segmento industrial de moda.
Os processos e técnicas de extração por meio natural, configurados a uma linha de produtos feitos à mão, podem minimizar o uso de métodos, técnicas e processos poluentes de produzir moda. O intuito é a preservação do meio ambiente, estimulando a adoção e implantação mais responsáveis e conscientes no segmento de moda.
OS PRIMEIROS PASSOS PARA A MUDANÇA
Os primeiros passos para a mudança foram eliminar o uso de plásticos, fazer escolhas melhores ao comprar matéria prima, valorizar mão de obra local, tecidos orgânicos e principalmente tingimentos naturais.
Para desenvolver uma coleção, buscamos inspiração nos ritmos da natureza. Entende-se o movimento cíclico com o qual esta se renova: nascimento, amadurecimento, renovação.
Da junção entre particularidades do Cerrado e a cultura que se constitui a partir da vivência nesse meio, perceptível nas expressões artesanais, costumes e organização de pequenas comunidades típicas dessas regiões, procurou-se extrair elementos – gestos, cores, formas, volumes, sons e cheiros – que pudessem ser traduzidos em produtos de moda.
Nossa marca Arabescko é o encontro de caminhos, histórias, possibilidades e afetividades. Acreditamos no vestir sonhos, beleza, lembranças, poesia, música e no cuidar do mundo.
Arabescko – Instagram
Arabescko: moda sustentável_página no Facebook